Como adicionar o Google Analytics ao seu WordPress

O Google Analytics é uma ferramenta que muitos blogueiros iniciantes, proprietários de lojas online e proprietários de sites tendem a subutilizar. Na era digital de hoje, dados e informações são absolutamente essenciais se você deseja ter um site de sucesso.


Como proprietário de um site, você definitivamente deve ter o Google Analytics instalado no seu site. Escrevemos um guia passo a passo para que você possa instalá-lo sem muitos problemas.

Mas antes de fazer isso, vamos dar uma olhada no que é o Google Analytics e por que é tão importante em primeiro lugar. Se você já conhece o Google Analytics, pode pular diretamente para o guia abaixo.

O que é o Google Analytics?

Como adicionar o Google Analytics ao seu WordPress

O Google Analytics é usado para coletar dados de uso em um site

Em poucas palavras, o Google Analytics é uma ferramenta gratuita de rastreamento de sites que coleta dados em um site, como conversões, tráfego do site, comportamento do usuário e muito mais. É definitivamente um dos serviços mais populares de rastreamento de dados atualmente disponíveis.

O objetivo do Google Analytics é fornecer dados que você pode usar para extrair informações úteis, como a quantidade de tráfego que seu site recebe e de onde vem e como os usuários se comportam quando estão no seu site..

Com o Google Analytics, você também pode exportar todos esses dados em vários formatos (ou seja, excel, docs, pdf, etc.) ou até criar seu próprio painel personalizado que fornece as informações necessárias..

O que torna o Google Analytics essencial?

Quando alguém cria um site WordPress, geralmente tem um objetivo em mente.

Para um blogueiro, podem ser as coisas pelas quais você é apaixonado. Para uma empresa, pode estar iniciando uma loja online.

Ou talvez você queira apenas um site para compartilhar conteúdo com pessoas.

Independentemente do motivo, você quer que as pessoas visitem seu site e, para isso, precisa entender seu público.

De onde vêm os visitantes, que tipo de conteúdo eles preferem ou até que página eles gostariam de visitar – todas essas informações podem ser usadas para ver o que funciona e o que você pode focar para melhorar ainda mais o seu site..

Com o Google Analytics, você pode ver qual conteúdo do seu site ressoa com seus visitantes. De lá, você pode melhore seu blog planejando seu conteúdo ou artigos em torno de áreas ou tópicos que seus leitores desejam.

Embora haja muitos benefícios no uso do Google Analytics, o maior benefício é que ele é gratuito. Se você deseja aprender sobre análise ou não, não é necessário ter o Google Analytics em execução em segundo plano, coletando dados para o seu site.

Quais métricas você precisa observar?

Para iniciantes, entender que todos os dados do Google Analytics podem ser um pouco esmagadores. Para ajudá-lo, listamos alguns dos principais dados pelos quais você deve ficar de olho ao usá-lo.

Painel do GA

Um exemplo do painel do Google Analytics

  1. Origem do tráfego
    Rastreia a origem dos visitantes (por exemplo, pesquisa do Google, direta ao seu site, anúncios do Google, plataformas de mídia social, outro site & etc).
  2. Visualizações de página
    Rastreia o número de usuários que carregam e visualizam seu site.
  3. Taxa de rejeição
    Mede e rastreia o número de usuários que chegam às suas páginas e saem imediatamente.
  4. Sessões
    Rastreia o número de visitantes que seu site recebe.
  5. Páginas por sessão (ou duração da sessão)
    Rastreia e mede a duração que um usuário permanece no seu site e quantas páginas ele visitou em uma sessão.
  6. Conversões (ou metas)
    Mede e rastreia o número de visitantes que concluíram uma determinada ação em seu site que você configurou. Pode ser qualquer coisa, desde usuários preenchendo e enviando formulários de contato ou inscrevendo-se em registros.

Agora que você já conhece o básico, é hora de instalar o Google Analytics no seu site WordPress!

Instalando o Google Analytics no WordPress

Para instalar o Google Analytics corretamente, você precisará executar várias etapas.

Se você está preocupado com a manipulação de códigos, não fique. Orientaremos você em todas as etapas para que tudo seja instalado corretamente.

Vamos começar com o primeiro passo!

Etapa 1: criar uma conta do Google Analytics

  • Antes de adicionar o Google Analytics ao seu site WordPress, você precisa primeiro ter uma conta do Google. Se você não tiver um, crie um aqui.
  • Depois de ter uma conta, vá em frente e faça logon no Google Analytics.
  • Você deve ser solicitado a criar uma conta do Google Analytics. Basta seguir as etapas para configurar sua conta.

Com sua conta do Google Analytics configurada, você pode prosseguir para a próxima etapa, que é conectá-la ao seu site WordPress.

Etapa 2: conectar o Google Analytics ao seu site WordPress

Normalmente, nesta etapa, você precisará adicionar um código de rastreamento do Google Analytics ao site do WordPress para conectar os dois. Isso exigiria um pouco de codificação com um código Javascript que o Google fornece.

No entanto, isso pode ser bastante confuso e esmagador, especialmente se você é iniciante ou novato. Em vez disso, usaremos um plug-in, que não exigirá que você faça qualquer código.

O plug-in que recomendamos é o MonsterInsights. É um dos plugins mais populares para WordPress com mais de 2 milhões de instalações ativas e é classificado como o número 1 como um plug-in do Google Analytics para WordPress.

MonsterInsight Dashboard

Um exemplo do painel MonsterInsights no WordPress

Para instalar o plug-in imediatamente, basta seguir as etapas abaixo:

  1. Faça o download do plugin MonsterInsight. (Você pode optar pelo livre ou versões pagas)
  2. Instale e ative o plug-in na sua conta WordPress.
  3. Uma vez instalado. Vá para o painel “Configurações” no menu “Insights” e clique em “Autenticar com sua Conta do Google”.
  4. Você será solicitado a fazer login na sua conta do Google e precisará permitir que o Monsterinsghts se conecte à conta do Google Analytics.
  5. A próxima etapa é configurar seu perfil com o qual você pode conectar seu site. No menu suspenso, selecione “Todos os dados do site” no site que você deseja conectar e, em seguida, clique no botão “Autenticação completa”.
  6. E você terminou! O Google Analytics deve rastrear todos os dados do seu site. Se você deseja ver relatórios dos dados, pode ir para a seção “Relatórios” do MonsterInsights.

Etapa 3: analisando seus dados

Uma vez instalado, o MonsterInsights fornecerá uma grande quantidade de informações sobre o site do WordPress na página “Relatórios”. Os dados serão representados em tabelas e gráficos para que possam ser facilmente visualizados e compreendidos.

Gráfico e gráfico no MonsterInsights

Use o MonsterInsights para analisar seus dados

Além disso, você também pode navegar pelas diferentes seções da interface do usuário para obter métricas e dados mais detalhados, como taxas de conversão e termos de pesquisa de tendências no Google.

Algumas métricas que recomendamos analisar são:

  1. Visualizações de página
    O rastreamento do número de visualizações de página por sessão de usuário pode fornecer uma idéia de como seus usuários estão envolvidos com seu site. Se eles saírem rapidamente após uma página, você precisará descobrir como fazê-los permanecer.
  2. Sessões
    Compreender o padrão do seu fluxo de tráfego pode ajudar a maximizar a visibilidade do seu conteúdo. Por exemplo, se você receber muitas sessões exclusivas durante a hora do almoço, a publicação de conteúdo durante esse período obterá o maior número de visualizações.
  3. Referências
    Se os visitantes estiverem acessando sua página em outros sites, tente acessar esses sites para ver se há uma chance de colaboração.
  4. Visitantes (novos e recorrentes)
    Conhecer a porcentagem de visitantes da primeira vez e repetidos pode ser útil para identificar se você está atraindo novos públicos-alvo suficientes e se está mantendo os mais antigos.
  5. Uso / discriminação do dispositivo
    Saber qual dispositivo seus usuários estão usando para consumir seu conteúdo pode ajudar você a otimizar o design do seu site. Se a maioria dos usuários estiver em dispositivos móveis, ter um site otimizado para celular seria uma boa ideia.

Embrulhar

O Google Analytics é uma ferramenta poderosa.

É realmente lamentável que seja severamente subutilizado pelos proprietários do site.

Com os dados fornecidos pelo Google Analytics, você pode aprender e entender melhor seu público, o que pode ajudá-lo a melhorar seu site a longo prazo.

Felizmente, com este artigo, você poderá instalar o Google Analytics, fornecendo todas as informações necessárias no painel do WordPress!

Jeffrey Wilson Administrator
Sorry! The Author has not filled his profile.
follow me
    Like this post? Please share to your friends:
    Adblock
    detector
    map