Como criar um blog – 5 etapas fáceis para iniciar um blog em 2020

Todas as crianças legais que você conhece estão criando blogs, blogando e ganhando muito dinheiro com isso. Por que não entrar no jogo e ter um pedaço desse doce dia de pagamento do blog também, certo?


O problema é que, se você está nesta página e está lendo esta matéria, provavelmente não sabe como criar um blog.

Bem, você está com sorte, meu amigo, porque temos a gentileza de tirar um tempo de nossas agendas lotadas para escrever este guia, para que você possa ter seu próprio blog em funcionamento rapidamente.!

Acredite ou não, criar um blog não é difícil nem precisa de muito conhecimento técnico. Para as peças que exigem conhecimento técnico, orientaremos você através delas para ajudá-lo a se sentir cada vez mais seguro.

O que é um blog?

Que tal falarmos sobre o que exatamente é um blog?

Um blog é na verdade apenas outro site que se concentra no conteúdo escrito, geralmente apresentado de maneira menos formal..

Quando os blogs se tornaram uma coisa, as pessoas o usavam principalmente como um diário on-line, escrevendo seus pensamentos para o mundo ler.

Hoje a blogosfera evoluiu, gerando muitas subcategorias, como blogueiros de fitness, fotobloggers, blogueiros de múmias … se você pode pensar, provavelmente há um blogueiro para isso.

Por que as pessoas estão iniciando blogs

As pessoas têm muitas motivações para iniciar seus próprios blogs.

Alguns querem praticar suas habilidades de escrita. Alguns acham catártico quando se expressam online. Alguns são simplesmente apaixonados pelo nicho escolhido.

Não posso falar por todos eles, mas um motivador que atrai a maioria das pessoas para o belo mundo dos blogs é a capacidade de ganhar dinheiro com seus blogs.

Como os blogueiros escrevem sobre suas experiências pessoais, eles compartilham uma conexão muito pessoal com seus leitores, uma conexão que marcas de alto nível estão dispostas a pagar apenas para que o blogueiro apoie seu produto (desde que o blogueiro tenha um número razoável de seguidores).

Independentemente de quais motivações você tem para iniciar o seu blog, o essencial é que o blog é um hobby incrível e, se bem feito, você pode viver muito bem com ele.

Nota

Parece que muitas pessoas têm a idéia errada de que você precisa ser um bom escritor para começar um blog. Embora ter boas habilidades de escrita possa ajudar a apresentar seu blog de maneira mais profissional, é o conteúdo do seu blog que vende. Você sempre pode melhorar seus posts do blog mais tarde. Se você deseja melhorar sua redação, consulte este guia de redação de conteúdo.

Como criar um blog – 5 etapas para começar a blogar

Etapa 1: escolha um nicho

Este primeiro e emocionante passo para iniciar um blog moldará a maneira como você escreve no resto da sua carreira de blog, por isso é um passo simples, mas muito importante: você precisa decidir sobre o seu nicho.

Você vai ser um blogueiro de fotos? Você prefere blogar sobre suas viagens? Talvez você goste de tecnologia. Talvez a comida seja sua geléia.

Não importa quais sejam suas paixões ou interesses, o nicho escolhido ajudará a criar um caminho para os tópicos de blogs no futuro. Não é uma regra rígida (alguns blogueiros por aí sempre cruzam tópicos com grande sucesso), mas é um guia que ajuda a manter seu blog focado e relevante.

Então escolha seu nicho. Escolha um nome. Mantenha-o simples e curto.

Etapa 2: escolha uma plataforma de blog

Existem muitas plataformas de blog gratuitas para você escolher por aí, como Wix, Blogger, Tumblr e WordPress, para citar algumas.

Nossa plataforma de escolha seria WordPress, porque é uma das plataformas de blog mais poderosas do mercado, com 33,9% dos sites na Internet atualmente.

33,9% do site usa WordPress

Fonte: w3techs.com

Também é amigável ao SEO, muito fácil de usar e possui muitos plug-ins, o que traz funcionalidade extra para a mesa sem a necessidade de muito conhecimento técnico.

Você também pode obter hospedagem na web e nome de domínio diretamente de WordPress.com totalmente gratuito, mas como minha querida avó costumava dizer, “coisas boas não saem baratas, coisas baratas não saem boas”.

Etapa 3: Obter um nome de domínio e hospedagem na web

Para expandir o que eu disse no ponto anterior, o WordPress.com é absolutamente fenomenal, mas a hospedagem gratuita na web e o nome de domínio vêm com muitas limitações.

  1. Você não tem um “seunome.com”
    Embora isso não pareça grande coisa, ele separa os amadores dos profissionais. Se você é sério sobre o seu blog e quer vê-lo crescer, você deseja obter seu próprio nome de domínio.
  2. Limitações de hospedagem na Web
    O WordPress.com gratuito vem com muito pouco espaço para hospedagem na web (com 3 GB). Depois de preencher esse espaço, você terá que pagar para atualizar e continuar usando seu blog.
  3. Não são permitidos plugins
    A versão gratuita não permite plugins, o que é triste e quebra meu pequeno coração frágil.
  4. Anúncios em todos os lugares
    Já é ruim o suficiente para você não gerar receita com seu site wordpress.com gratuito, mas eles colocarão anúncios em todos os lugares! Lembre-se de que “coisas boas não saem baratas, coisas baratas não saem boas”. O posicionamento do anúncio é uma maneira de o WordPress gerar receita.
  5. Seu blog pode ser excluído
    Como você se sente se está estudando e construindo seu blog e seguidores há um bom ano e um dia acorda e descobre que seu blog foi excluído porque violou acidentalmente um dos muitos termos de uso do WordPress? Já aconteceu antes e acontecerá novamente. É um risco que não estou disposto a correr.

Estes são apenas alguns dos problemas que podemos pensar. Você sempre pode comprar seu nome de domínio e hospedagem na Web separadamente, para não ter nenhum desses problemas. Aqui está um guia passo a passo sobre como fazê-lo.

Nome do domínio

Existem muitos registradores de domínio por aí, como GoDaddy e Namecheap, mas gostamos de Namecheap porque eles são um excelente registrador e lançam WhoisGuard gratuito. Isso ajuda a manter sua identidade secreta, caso você queira blogar anonimamente.

O processo é bastante simples, basta ir até lá, se inscrever, escolher seu nome de domínio e pronto!

Lembre-se de escolher um nome de domínio simples e fácil de lembrar. Mantenha-o cativante, se puder. Também não existem extensões descoladas como “.io” ou “.biz”, mantenha-a em “.com” porque é o que a maioria das pessoas está acostumada.

Hospedagem na Web

Você pode pensar que a hospedagem na web é apenas um espaço para armazenar os arquivos do seu site e qualquer host aleatório ficará bem, mas você não pode estar mais enganado. De fato, se você deseja que seu blog seja bem-sucedido, é melhor garantir que esteja recebendo um serviço de hospedagem na web confiável e rápido.

Você já se deparou com um blog que carrega tão devagar que você não se deu ao trabalho de esperar o conteúdo aparecer? Se você dedicar um tempo, verá que são necessários 3 segundos para sentir que o blog é lento e 5 segundos é a quantidade média de tempo que as pessoas levam para saltar.

Sua hospedagem na web é crucial para garantir que seu blog tenha um desempenho rápido e rápido, para que você não perca os leitores devido a um tempo de carregamento desnecessariamente lento.

Embora existam muitos serviços de hospedagem na web (clique aqui para obter nossa lista dos principais hosts da web), recomendamos a criação de uma marca internacional confiável de hospedagem na web, como SiteGround, para hospedar seu blog.

Certamente, pode haver opções mais baratas disponíveis, mas o tempo de atividade do SiteGround, o atendimento ao cliente confiável, a lista de benefícios e os tempos de resposta do servidor incrivelmente rápidos são absolutamente brilhantes. De fato, confiamos neles tanto que hospedamos este site com eles!

Obter uma conta e configurar seu blog com o SiteGround é realmente bastante simples. Aqui está o que você precisa fazer:

  1. Vá para www.siteground.com para escolher seu plano de hospedagem.
  2. Clique em “Introdução” para ver o que está disponível
  3. Planos do SiteGround

  4. Recomendamos a obtenção do plano GrowBig (US $ 5,95 / mês), pois é um bom equilíbrio entre preço e benefícios, mas, dependendo de quais sejam suas necessidades, você pode optar pelo StartUp (US $ 3,95 / mês) ou pelo GoGeek (US $ 11,95 / mês). Não mora muito aqui, basta escolher um plano e seguir em frente. Você pode atualizar ou fazer o downgrade da sua conta mais tarde, se precisar.
  5. Agora você deve ver uma página na qual você tem a opção de registrar um domínio ou usar o seu. Você já deve ter seu próprio nome de domínio se já seguiu as instruções deste guia. Clique em “Eu já tenho um domínio” e preencha-o na caixa fornecida. Clique em “Prosseguir”.
  6. revisar e concluir

  7. Aqui, você deseja preencher seus dados pessoais, como seu endereço de e-mail (verifique se é válido! É para onde eles enviarão seu recibo), atribua uma senha, nome, sobrenome, país, número de telefone, código postal etc. Se desejar, você pode preencher o nome da sua empresa, mas isso é opcional.
  8. escolha domínio

  9. Role um pouco mais para encontrar um espaço para preencher seus detalhes de pagamento. Digite os detalhes do seu cartão de crédito, a validade do cartão, o nome do titular do cartão e o código CVV (se você não souber o que é, são os três dígitos na parte de trás do seu cartão).
  10. informação de pagamento

  11. Em seguida, você verá a seção de informações de compra. Você tem a opção de escolher entre 12 e 36 meses. Selecione seu plano e período de pagamento desejados.

    Você não precisa do SG Site Scanner, fique à vontade para ignorá-lo. No entanto, se você achar que precisa de segurança adicional, vá em frente e marque essa caixa.

    Marque as caixas para confirmar que você leu os Termos de Serviço e a Política de Privacidade. Se houver novidades e atualizações, marque essa caixa também. Você não precisa, porém, é estritamente opcional.

    Clique em “Pagar agora”.

  12. informações de compra

  13. Voila! Agora você tem uma nova conta no SiteGround! Eles também devem ter enviado um recibo para o endereço de e-mail listado anteriormente. Clique em “Continuar na área do cliente”.
  14. nova conta

Instalando o WordPress

Esta seção é uma continuação da seção anterior, mas estamos dividindo-a em partes diferentes para facilitar a digestão.

Nota

Se você ficar preso durante QUALQUER dessas etapas, não hesite em nos contatar por e-mail ou no suporte ao chat ao vivo do SiteGround. Eles são super úteis e guiarão você por tudo o que você precisa de ajuda.

  1. Agora você deve ver uma seção intitulada “configurar sua nova conta de hospedagem”. Selecione “Iniciar um novo site” e clique em “WordPress” em “escolher qual software instalar”.

    Agora você precisará preencher os detalhes de login do WordPress. Seu login no WordPress será separado da sua conta do SiteGround, portanto, lembre-se de seus detalhes. Vá em frente e preencha seu e-mail, nome de usuário, senha e repita sua senha para garantir que esteja correta.

    Hit Confirm.

  2. configurar wordpress

  3. O SiteGround deve solicitar que você aprimore sua conta com o SG Site Scanner, mas, como mencionado anteriormente, é totalmente opcional. Depois de fazer sua escolha, pressione Confirmar e concluir a instalação.
  4. configuração completa do wordpress

  5. Após um breve período de carregamento, você verá uma tela informando que sua conta de hospedagem está pronta para uso. Vá em frente e clique em “continuar na área do cliente”.
  6. conta de hospedagem completa

  7. Acredite ou não, você acabou de criar oficialmente seu próprio blog! Dê um tapinha nas costas!
  8. Agora que você colocou seu blog WordPress em funcionamento, deve se orgulhar. É legal e limpo. Muito zen. Também é muito genérico. Nas palavras de meus amigos mais jovens, seu site atualmente é “Vanilla AF”, então vamos fazer algo sobre isso, vamos?

    Etapa 4: Criando seu blog

    Nesta seção, veremos o que podemos dar para dar ao seu blog um pouco mais de personalidade.

    Podemos projetar e personalizar manualmente o blog para atrair seus leitores, mas isso leva muito tempo e muito a sério, nos dias de hoje…

    ninguém tem tempo para criar seu blog

    Felizmente, o WordPress tem milhares de temas gratuitos totalmente personalizáveis, que também parecem altamente profissionais!

    Veja como você acessa seus temas do WordPress

    1. Faça login na sua conta do WordPress. Deve ser “www.yoursite.com/wp-admin”. Você deseja mudar o “seu site” para o URL real do seu blog. Digite seu nome de usuário e senha do WordPress e faça login.
    2. login do wordpress

    3. Depois de entrar, você verá o painel do WordPress, que se parece com isso. Clique em “alterar completamente o seu tema”.
    4. painel wordpress

    5. Em seguida, clique nos temas do WordPress.org e você encontrará milhares de temas para escolher! Se eles não são bons o suficiente para você, vá para o ElegantTheme para comprar alguns temas realmente bonitos.
    6. tema wordpress

    Importante

    Os temas são impressionantes, mas podem ser complicados. A velocidade de carregamento do site é crucial para classificar seu blog no Google, e escolher temas não otimizados ou sem resposta afetará negativamente sua velocidade de carregamento. Verifique os comentários para ver se há comentários negativos e teste a capacidade de resposta do tema na seção de visualização. Se o tema já não responder em sua própria visualização, provavelmente será lento no seu blog.

    1. Depois que seu tema for selecionado, clique em “Visualização ao vivo”, seguido de “Ativar & Publicar “para instalar o seu tema.
    2. tema de visualização ao vivo

      (Visualização ao vivo do seu tema)

      tema ativo

      (Ativar & publicar o tema)

    Seu tema agora está instalado, mas você ainda deseja personalizar e adicionar um pouco de conteúdo, ou seu novo blog parecerá um pouco vazio.

    Adicionando páginas ao seu blog

    Seu bebê pequeno blog ficará realmente vazio se você não incluir pelo menos uma página “sobre nós” para informar seus leitores o que esperar de você.

    1. No painel do WordPress, você deve acessar “Páginas” e clicar em “Adicionar novo”
    2. adicionar página wordpress

    3. Você será enviado para uma página onde poderá preencher um cabeçalho e um parágrafo. Vá em frente e escreva “Quem Somos” no cabeçalho e escreva um pouco sobre o seu blog no “Parágrafo”. Quando terminar, clique em “Publicar”.
    4. adicionar título da página

    Vinculando suas páginas ao menu

    Sua página “sobre nós” não será exibida, a menos que você crie um link para ela no menu.

    Tudo o que você precisa fazer é simplesmente acessar o painel do WordPress e, em aparência, clique em “menu”. Sua lista de páginas deve ser adicionada automaticamente à estrutura do menu. Caso contrário, basta marcar as caixas em “adicionar itens de menu” e clicar em “adicionar ao menu”.

    Quando terminar, clique em “criar menu” e seu blog será atualizado com suas páginas vinculadas no menu.

    menu de link

    Adicionando postagens de blog

    Ah, o pão com manteiga do seu pequeno site, a verdadeira razão pela qual você está tão investido nisso. As postagens do seu blog ajudarão a mantê-lo relevante, a manter seu site classificado nas pesquisas do Google e a se posicionar como uma autoridade em seu nicho. Se você está fazendo certo, você ainda ganha a vida com isso!

    Porém, antes de adicionar aleatoriamente postagens de blog ao seu site, vamos configurá-lo para facilitar a classificação de tudo no futuro.

    1. No painel do WordPress, clique em “postagens” e selecione “categorias”. Você deve ver a tela abaixo. Preencha o nome da sua categoria. Nesse caso, você pode simplesmente chamar de “blog”. Clique em “adicionar nova categoria” na parte inferior.
    2. adicionar categorias

    3. Em seguida, em “postagens”, clique em “adicionar novo”. Você deve ver uma página na qual pode preencher o título e o conteúdo da postagem. Vá em frente e faça isso se quiser. Depois de terminar, procure a barra “categorias” no lado direito da tela e marque a caixa marcada “blog”.
    4. adicionar postagem

      Clique em “Publicar” e seu novo post no blog está pronto! Tudo o que você precisa fazer agora é adicionar a categoria aos seus menus, e está tudo pronto.

    Criando títulos personalizados & slogans

    Se você quiser que as pessoas descubram seu blog e leiam seu conteúdo, definitivamente desejará prestar atenção a esta parte do guia.

    O título do site diz às pessoas o que é o seu blog, e os slogan ajudam a apoiar o que os títulos dizem. Eles também ajudam os mecanismos de pesquisa a classificar e enviar seu blog aos pesquisadores relevantes.

    Para personalizar seus títulos e slogans, apenas espere acessar o painel do WordPress, vá em “Configurações” e “Geral”.

    configuração wordpress

    Aqui, você pode alterar o título e o slogan do site para o que quiser. Vá em frente e faça isso, depois clique em “Salvar alterações”.

    Desativando comentários

    Às vezes, quando você compartilha pensamentos pessoais em seu blog, não deseja que a seção de comentários seja aberta a ataques de trolls irracionais e que eles deixem comentários ruins..

    Na verdade, você pode desativar completamente os comentários para não dar a esses trolls a chance de fazer trolls.

    No seu painel do WordPress, vá para “configurações” e “discussão”. Aqui, desmarque “permitir que as pessoas publiquem comentários em novos artigos”.

    configuração de comentário

    Crie uma página inicial estática

    Sim, você deseja criar um blog, mas na verdade não deseja que sua página inicial se pareça com uma!

    O que você precisa é de uma página estática, uma espécie de “página inicial” para os visitantes acessarem tudo o que vêem. Como a maioria dos blogs profissionais, uma página estática não muda e mostra aos leitores a mesma coisa sempre que eles visitam seu site, tornando-o mais sofisticado.

    Se isso não for feito, o WordPress usará seus posts mais recentes como sua página inicial, o que parece francamente amador.

    Você pode criar uma primeira página estática fazendo o seguinte:

    1. Vá para o seu painel do WordPress, clique em “Configurações” e “Leitura”.
    2. Clique em “Uma página estática”, selecione a página que deseja como sua página inicial e, em seguida, “Salvar alterações”.
    3. configuração da página inicial

    Adicionando ou removendo conteúdo na barra lateral

    Algumas pessoas querem conteúdo na barra lateral. Algumas pessoas preferem dar uma olhada mais limpa e acabar com isso. De qualquer maneira, tudo depende de você.

    Adicionar ou remover conteúdo da barra lateral é bastante fácil.

    1. Vá para o painel do WordPress, vá para “aparências” e clique em “widgets”.
    2. Aqui você verá uma lista de widgets disponíveis e a barra lateral do seu blog. Tudo o que você precisa fazer é arrastar e soltar os widgets que deseja na barra lateral ou simplesmente excluir os widgets que não deseja..
    3. configuração da barra lateral

    Etapa 5: usando plug-ins

    Naquela época, quando queríamos otimizar nossos blogs, adicionar recursos ou criar novas funções, tínhamos que fazer isso manualmente (o que consome tempo e é uma dor de cabeça)..

    Hoje em dia, você pode fazer tudo isso e muito mais com apenas alguns cliques, graças aos plugins!

    Basicamente, você pode adicionar o que quiser ao seu site. Transforme-o em uma loja online ou em um portfólio de galerias. Se você pode pensar, provavelmente existe um plugin para ele!

    O que você precisa fazer para instalar plug-ins está no painel do WordPress, clique em “Plugins” e em “adicionar novo”. A partir daí, basta verificar a guia popular ou de recomendações para plug-ins que atendem às suas necessidades e pronto!

    adicionar plugin

    Há uma lista interminável de plugins para você escolher, mas lembre-se de que alguns plug-ins podem tornar seu blog mais lento. Faça uma pequena pesquisa sobre plugins e seu blog funcionará como um sonho.

    Aqui estão alguns dos nossos plugins favoritos:

    • Yoast SEO
      Isso ajuda a tornar seu blog mais amigável para SEO
    • Swift Performance Lite
      Ajuda a diminuir o tempo de armazenamento em cache do WordPress, o que acelera o tempo de carregamento do blog!
    • Google Analytics por ExactMetrics
      Este ajuda a rastrear a quantidade de visitantes que seu blog recebe. Super útil para ajudar você a definir benchmarks!

    Você é um blogueiro agora!

    Parabéns pessoa aleatória na blogosfera, você criou seu próprio blog! Nós ajudamos, mas você fez todo o trabalho pesado sozinho, então você deve realmente dar um tapinha nas costas!

    Antes de ir, aqui está uma rápida atualização sobre o que você precisa fazer para criar seu blog.

    1. Registre um domínio e escolha um serviço de hospedagem na web
      • Escolhendo a empresa de hospedagem certa
      • Selecionando seu nome de domínio
    2. Criando seu blog
      • Instalando o WordPress como sua plataforma
    3. Criando seu blog
      • Selecionando o tema certo
      • Instalando seu Tema
    4. Adicionando conteúdo
      • Adicionando postagens, menus e editando suas páginas
      • Personalizando e aprimorando
      • Instalando plug-ins

    Continue personalizando!

    Lembre-se de que o WordPress é altamente personalizável. Você pode realmente criar qualquer tipo de blog que quiser com o WordPress. Continue experimentando e personalizando até ficar 100% satisfeito com o que tem! Como sempre, envie uma mensagem para qualquer pergunta que você tenha.

    Jeffrey Wilson Administrator
    Sorry! The Author has not filled his profile.
    follow me
    Like this post? Please share to your friends:
    Adblock
    detector
    map